SEMPRE ESTUDANDO

terça-feira, 19 de junho de 2012

Artigo apresentado no Congresso "Conflictos y Violencia en Las Escuelas"


2do. Congreso Internacional sobre


Conflictos y Violencia en las Escuelas
http://www.escuelayviolencia.com.ar/


A IMPORTÂNCIA DO  SERVIÇO SOCIAL NAS ESCOLAS.
Comunicação oral.
Temática:  Atores cenas e mediadores de agressão e violência
UNISO – Universidade de Sorocaba – São Paulo – Brasil
Projeto de pesquisa para o Doutorado, duração 04 anos.

Prof. Ms. Vanderlei da Silva[1]]
Profª Dra. Maria Lúcia de Amorim Soares[2]

 
A discussão sobre a importância do assistente social na área de educação é um assunto antigo, pois já nos anos de 1960, muitas Secretarias de Educação, principalmente, de grandes cidades brasileiras, contavam com o apoio desses profissionais (BACKX, 2009, in Serviços Sociais e Políticas Sociais). Nessa época, os assistentes sociais atuavam em programas específicos, porém, como  não houve uma ampliação do quadro de servidores, esses profissionais acabaram migrando para outras áreas das políticas sociais. Somente nas Universidades,  a atuação dos profissionais do serviço social teve uma continuidade, principalmente, nos programas de assistência ao estudante. Atualmente tramita no Senado um Projeto de Lei que dispõe a prestação de serviços de psicologia e assistência social nas escolas públicas de educação básica. Porém, a última tramitação é de 12/11/2010 e desde então o mesmo encontra-se nos arquivos do Senado. Dessa forma, este trabalho discute a  importância da participação do serviço social como forma de proteção social escolar, principalmente, na questão do apoio desses profissionais para o ensino fundamental e para a educação básica. A proposta é fomentar essa a discussão, visando despertar o interesse pelos Projetos de Leis, que desde 2003 tramitam na Câmara dos Deputados e nos Municípios do Brasil.
Referências:
AMARO, Sarita. Serviço social na educação : base para o trabalho profissional / Sarita Amaro. – Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.
BACKX, S. O serviço social na educação. In: REZENDE,vI.;CAVALCANTI, L. F. Serviço Social e políticas sociais. 3. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, p. 121-137, 2009.


[1] Prof. Ms. Vanderlei da Silva. Doutorando em Educação pela UNISO – Universidade de Sorocaba; Professor do Curso de Serviço Social da UNIP – Universidade Paulista.
[2] Prof. Dra. Maria Lucia de Amorim Soares. Professora titular da Universidade de Sorocaba, colaboradora da Fundação Ford, Fundação Carlos Chagas, Soc. Brasileira p/ Progresso da Ciência – SP e na Universidade Estadual de Campinas.. 

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