SEMPRE ESTUDANDO

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

CYBERBULLING E LOUSA DIGITAL NA ESCOLA DO FUTURO

CYBERBULLING E LOUSA DIGITAL NA ESCOLA DO FUTURO


Artigo aprovado para apresentação oral no "5a Conferência Mundial e 4º Congresso Ibero-Americano sobre Violência na Escola" que será realizado em Mendonza/Argentina nos dias 07, 08 e 09 de abril de 2011.

Prof. Ms. Vanderlei da Silva

E_mail: vangraz@uol.com.br

Profª Dra. Maria Lúcia de Amorim Soares

E_mail: maria.soares@prof.uniso.com.br

UNISO – Universidade de Sorocaba





Forma de apresentação: Oral

Responsável pela apresentação: Vanderlei da Silva

Tema 5: A relação educativa



PROPOSTA



Este artigo traz para discussão a questão do futuro da educação escolar, analisando noticiais relacionadas com a escola da cidade de Sorocaba/SP, e que foram destaque na imprensa local. Uma dessas noticias se refere ao anúncio da compra de lousas digitais que serão instaladas em algumas escolas da cidade em 2011. Outra notícia trata da informação de uma professora que estava sendo vítima de “cyberbulling” dos alunos da 8ª séria do ensino médio de uma escola tradicional de Sorocaba. Nesse sentido um Vereador da cidade apresentou um projeto de lei que estabelece medidas de proteção para professores, diretores e inspetores de alunos da rede municipal de ensino, nos caso em que sofram violência ou ameaça. Entendemos que são assuntos relevantes para discussão e análise, pois são questões emergentes e que terão repercussões no ambiente escolar. A aquisição de lousas digitais por escolas particulares e por Prefeituras da região foi noticiada como a chegada da “escola do futuro”. Porém, alguns educadores entendem que existe uma dúvida se a discussão é sobre a “escola do futuro” ou o “futuro da escola”, e defendem que a educação precisa ser focada na formação integral do sujeito. Como referencial teórico que vai permear a análise dessas questões vamos nos valer das obras de um dos mais destacados pensadores do mundo intelectual contemporâneo, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Em seus escritos Bauman nos ensina que em tempos dominados pela tecnologia em constante mutação, as possibilidades parecem infinitas, mas acarretam uma angustiosa sensação de insegurança e de incertezas para o futuro. Por isso, temos por hipótese que as referidas noticias possuem entre si uma relação conexa e precisam ser discutidas segundo as concepçòes de Bauman, ou seja, que escola e a educação enfrentam uma grande crise na sociedade moderna.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Felipe Quintão de; GOMES, Ivan Marcelo; BRACHT, Valter. Bauman e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

AMPARO, Deise Matos (Org.). Adolescência e violência: teoria e práticas nos campos clínico, educacional e jurídico. Brasília: Líber Livro Editora, 2010.

BAUMAN, Zigmunt. Legisladores e intérpretes: sobre la modernidad, la posmodernidad y los intelectuales. Buenos Aires: Universidade Nacional de Quilmes, 1997.

________________Modernidade liquida. Trad. Plinio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

_______________Trabajo, consumismo y nuevos pobres. Barcelona: Gedisa, 2000.

DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa. ed. 14. São Paulo: Cultura Editores, 1999.

GADELHA, Sylvio. Biopolítica, governamentabilidade e educação : introdução e conexões, a partir de Michel Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

MALVASI, Paulo Artur; TRASSI, Maria de Lourdes. Violentamente pacíficos: desconstruindo a associação juventude e violência. São Paulo: Cortez, 2010. (Coleção Construindo o Compromisso Social da Psicologia.)

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

SACCONI. Luis Antonio. Grande Dicionário Sacconi da Língua Portuguesa. São Paulo: Nova Geração, 2010.



Vanderlei da Silva

Rua Guilherme Maganhato, 68 – Votorantim/SP – CEP 18116-450

e-mail: vangraz@uol.com.br

Blog: http://doutoradouniso.blogspot.com/

Telefone: (15) 3243-2677 – (15) 9742-9993 – Fax: (15) 3229-0777

Nenhum comentário:

Postar um comentário