SEMPRE ESTUDANDO

I CONGRESSO INTERNACIONAL ADOLESCÊNCIA E VIOLÊNCIA


A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA EQUIPE TRANSDISCIPLINAR DO NAIS – NÚCLEO DE ACOLHIMENTO INTEGRADO DE SOROCABA/SP.




Vanderlei da Silva

Mestre em Educação

Doutorando em Educação

UNISO – Universidade de Sorocaba

Gerente Administrativo do SOS - Serviço de Obras Sociais de Sorocaba

sos@sossorocaba.org.br



Miriam Toyoko Yasuda

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional Adolescentes em Conflito com a Lei

UNIBAN – Universidade Bandeirantes/SP

Coordenadora do NAIS - Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba

miriam@sossorocaba.org.br



O presente artigo apresenta a experiência na composição e no processo de formação profissional da equipe de trabalho do NAIS – Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba/SP, projeto desenvolvido pela Associação sem fins lucrativos SOS – Serviço de Obras Sociais, em parceria com a SEJUV – Secretaria da Juventude de Sorocaba, e o Ministério Público de Sorocaba. Os autores deste artigo têm como base a própria experiência profissional no Projeto, pois participaram da sua elaboração e, atualmente, são os seus gestores, contudo, fontes bibliográficas foram adicionadas, como referenciais teóricos. Principalmente, autores que tratam das funções gerenciais das organizações sem fins lucrativos, como Peter Drucker e Fernando Tenório.

A especificidade da ação desenvolvida no NAIS certamente impõe um desafio importante à investigação acadêmica, pois se refere a um modelo singular no Brasil, com intervenções junto ao adolescente ainda em não cumprimento de medida socioeducativa, cuja adesão acontece voluntariamente pelos autores do ato infracional e que se propõem atuar na resignificação do comportamento apresentado. Percebemos, pela vivência, que há um descompasso entre a aplicação das medidas e sua intervenção nos programas socioeducativos, sendo que pouco discurso e material estão disponibilizados sobre a temática, o que se cria uma expectativa geral sobre a eficácia nos modelos hoje empregados. Os adolescentes atendidos pelo referido programa, cometeram infrações leves, e foram encaminhados ao projeto pela DIJU – Delegacia da Infância e da Juventude, mas ainda se mantêm no aguardo de uma medida socioeducativa. A atuação junto aos jovens e seus familiares é feita por meio de ações definidas e planejadas em conjunto pela equipe transdisciplinar. Através dos resultados dessas ações, são produzidos relatórios diagnósticos, que visam instruir o processo judicial, compreendendo e contextualizando a história e o movimento de vulnerabilidade apresentado pelo adolescente em conflito com a lei, quer seja de ordem social, física, psíquica e/ou emocional.

O NAIS iniciou suas atividades em 08 de outubro de 2007, dessa primeira equipe de atendimento faziam parte os seguintes profissionais especializados: psicóloga, assistente social, professor de educação física, terapeuta ocupacional e advogado. Nestes quase três anos de funcionamento compreendemos que uma ação transdisciplinar, exige uma constante renegociação de propósitos e hoje, a equipe continua contando com a atuação da psicologia, assistência social e educação física. Porém, a terapia ocupacional e o departamento jurídico deixaram de existir, pois foi dada ênfase aos trabalhos de caráter mais educativos e de prevenção. Nesse sentido, o Projeto passou a contar com os serviços de um acupunturista, um pedagogo e uma bióloga e, também, foram criadas oficinas de música e de capoeira. Para compensar a ausência da terapeuta ocupacional e do advogado, a coordenação do Projeto procurou intensificar a articulação com outros programas voltados para os adolescentes em situação de conflito com lei e com a rede prestadora de serviços existente no município. Dessa forma, outros atores sociais puderam ser acionados visando atender as necessidades e demandas dos jovens e de suas famílias, facilitando, assim, a intersetorialidade na aplicação das medidas socieducativas. Outro desafio foi estreitar a articulação com a DIJU – Delegacia da Infância e da Juventude, a Vara da Infância e da Juventude, a Promotoria da Infância e da Juventude, a Defensoria Pública, o Conselho Tutelar e outros órgãos de defesa de direitos, para que o trabalho realizado esteja sempre dentro dos parâmetros estabelecidos pelo SINASE – Sistema Nacional Socioeducativo e do SUS – Sistema Único da Assistência Social. Como o NAIS é um projeto inovador, uma vez que atende adolescentes que ainda não receberam uma medida judicial, existe uma preocupação na educação continuada dos profissionais que atuam no Programa, e isso se dá por meio de cursos, palestras e participação em congressos que tratam do assunto. O objetivo principal deste trabalho é apresentar como está sendo a composição e formação profissional da equipe transdisciplinar que atua no NAIS, cujas ações exercem influência sobre a vida do adolescente, contribuindo para a construção de sua dinâmica social, bem como para o desenvolvimento de sua autonomia e competências pessoais e relacionais. A formação dos profissionais tem como foco uma estratégia de mediação de conflitos, visando indicar caminhos facilitadores para se atingir as metas do projeto, pois segundo Peter Drucker (199:144), “o que distingue o líder do mau líder são suas metas (...). A segunda exigência é que encare a liderança como responsabilidade”.



Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Adolescentes em conflito com a lei. Formação profissional.





Prezado Vanderlei da Silva,

   Temos o prazer de comunicar-lhe que o trabalho: A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA EQUIPE TRANSDISCIPLINAR DO NAIS-NÚCLEO DE ACOLHIMENTO INTEGRADO DE SOROCABA/SP, de autoria de: Vanderlei da Silva e Miriam Toyoko Yasuda, foi DEFERIDO para publicação.
O trabalho será apresentado como Pôster no I Congresso Internacional Adolescência e Violência: Perspectivas Clínica, Educacional e Jurídica; II Seminário Internacional sobre Adolescência Clínica e Cultura e III Seminário de Saúde do Adolescente em Conflito com a Lei, um evento franco-brasileiro que acontecerá nos dias 26, 27e 28 de agosto de 2010 em Brasília-DF.
No caso de trabalhos com vários autores, solicitamos que nos seja indicado, pelo e-mail 1congtrabalhos@unb.br, o nome do(a) apresentador(a) do trabalho no dia do evento, até 15/06/2010.
Informações sobre dia, hora e local da apresentação serão disponibilizadas na página do evento.
Agradecemos a sua participação e o convidamos a visitar e divulgar o site do evento: http://www.congressoadolescencia.universa.org.br

Brasília, 10 de Junho de 2010,

Atenciosamente,

COMITÊ EXECUTIVO