SEMPRE ESTUDANDO

ARTIGO APRESENTADO EM HAVANA/CUBA - 2010

A PARTICIPAÇÃO DA LOJA MAÇÔNICA PERSEVERANÇA III NA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM SOROCABA




Vanderlei da Silva

Mestre em Educação

Universidade de Sorocaba

vangraz@uol.com.br



RESUMO



O presente artigo faz parte da pesquisa realizada para a dissertação do Mestrado em Educação, sobre o tema “A PARTICIPAÇÃO DA LOJA MAÇÔNICA PERSEVERANÇA III NA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM SOROCABA: DO FINAL DO SEGUNDO REINADO AO FINAL DA PRIMEIRA REPÚBLICA”. A principal fonte utilizada para a pesquisa foram as atas das reuniões da Loja Maçônica Perseverança III, transcritas pelo escritor maçom José Aleixo Irmão e publicado em seis volumes. Para nortear a pesquisa recorri ao conceito de história social que segundo o entendimento de Déa Fenelom (l984) “não é um estudo paralelo do social, do cultural, do econômico, do político, mas sim um estudo que leva em conta todas essas dimensões, sem compartimentação nem subordinação do econômico”. O objetivo principal da pesquisa foi compreender a história da Loja Maçônica Perseverança III, sua participação política e social na cidade de Sorocaba, buscando entender o que os maçons dessa Loja pensavam sobre a educação escolar e os motivos que os levaram a dedicar-se a implantação de escolas ou apoiar políticas educacionais, do final do século XIX aos dias atuais.



Palavras-chave: maçonaria, educação escolar, educação em Sorocaba.



ABSTRACT



The object of this study is the political and social action of the Masonry, here represented by the Masonic Lodge Perseverança III (PIII), established in Sorocaba. The focus is on the Lodge’s acts regarding the schooling programs in that city, concentrating the attention on the so called Escola Noturna (Evening School), between the last years of the 19th century and the beginning of the 20th. The aim is to understand the reasons which led that Institution to dedicate to establishing schools and supporting educational policies. This work results from analysis of the PIII minutes, written by José Aleixo Irmão, and the research was limited exclusively to the matter of education. Other researches related to history of education in that period were also consulted. As a guide to this research as well as a definition of terms and concepts, it has been borrowed from Vieira; Peixoto; Khouri (2002) their notion of “social history” taking into consideration the various dimensions of the social, political and economic aspects of the matter.

Key words: Schooling in Sorocaba. Masonry and the school education. Evening school. Masonic Lodge Perseverança III.



INTRODUÇÃO



O objetivo central da pesquisa foi a participação da Loja Maçônica Perseverança III na educação escolar em Sorocaba, buscando entender o seu lema “Libertação e Educação”. Para realização do trabalho foram pesquisados os seis livros denominados “A Perseverança III e Sorocaba” de José Aleixo Irmão, escritor maçom e professor da Faculdade de Direito de Sorocaba, integrante da Loja Perseverança III. Nessa obra o autor faz a transcrição dos principais assuntos tratados nas atas da referida Loja Maçônica, abrangendo o período de 1869 a 1975.

A partir dessas leituras o estudo se concentrou nas atividades da Escola Noturna, mantida por essa Loja Maçônica de 1869 a 1950. Sempre, procurando fazer um cotejamento das informações constantes nos documentos transcritos por Aleixo Irmão com outras fontes. Com isso buscou-se o significado histórico dessas ações, pois, conforme nos ensina Edward Palmer Thompson , no livro “A Miséria da Teoria”, é importante buscar o significado que os sujeitos das ações atribuíam a própria prática, para podermos compreendê-las e explicá-las.









A MAÇONARIA NO OCIDENTE: RETROSPECTO



No imaginário popular são atribuídas muitas definições para a maçonaria. Mesmo em Sorocaba onde a mesma se faz notar das mais variadas formas, circulam muitas histórias sobre a instituição, envolvendo principalmente a especulação sobre seus segredos, a proibição da participação feminina, supostos rituais satânicos com bodes e pactos demoníacos, promessas de riquezas e impossibilidade de desligamento após filiação. Diante de tantas informações desencontradas, buscamos neste trabalho fazer uma desmistificação do assunto, demonstrando que a maçonaria é uma associação de caráter universal, cujos membros cultivam a filantropia, justiça social, aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, aperfeiçoamento intelectual e fraternidade. Podendo ser definida ainda, como uma associação iniciática, filosófica, filantrópica e educativa. Os maçons se estruturam e reúnem-se em células autônomas, conhecidas e designadas por Lojas.

Desde os primórdios o espaço maçônico foi um local de sociabilidade e convívio, onde os temas relevantes da sociedade eram discutidos e novas práticas culturais eram aprendidas. Uma das formas que a instituição encontrou para fazer a divulgação dos seus ideais, no Brasil, foi a criação de rede de escolas, aulas noturnas e bibliotecas, prática que já vinha sendo amplamente utilizada na Europa. A presença da maçonaria na educação escolar também ocorreu em Sorocaba, principalmente nas ações da Loja Perseverança III, criadora da primeira escola noturna para alfabetização de adultos, essa Loja ajudou muitas iniciativas da sociedade que tinha como finalidade o desenvolvimento da educação escolar.



A FUNDAÇÃO DA LOJA MAÇÔNICA PERSEVERANÇA III



Em 1847, fora instalada em Sorocaba, por iniciativa do negociante João Teixeira Miranda, residente na Capital, e do Professor Francisco de Paula Xavier, a primeira loja maçônica da cidade, a “Constância”. Essa instituição maçônica foi precedida, na região, pela “Inteligência”, de Porto Feliz, primeira loja maçônica fundada na província de São Paulo, em 1831 e desativada antes de 1850. A fundação da Loja Constância, em 08 de abril de 1947, ocorreu em pleno pontificado do Papa Pio IX (1846/1878), durante o qual foram editados mais de vinte documentos condenando a maçonaria. Essas condenações ocorriam no contexto da luta, que então se travava na Europa, entre os velhos Estados absolutistas e os emergentes. Um dos motivos mais graves para a oposição à maçonaria, então, era o fato de que para ela “convergem homens de todas as seitas e religiões”. A escrituração da Loja Constância, denominado livro do “Quadro da Augusta e Respeitável Oficina Capitular Constância ao Oriente de Sorocaba, Província de São Paulo”, que se encontra no arquivo da Loja Perseverança III, acusa o numero de duzentos e setenta e oito maçons, nele se inscrevendo as mais altas autoridades não só do município de Sorocaba como de outros municípios.

A Loja Maçônica Perseverança III foi fundada em 31 de julho de 1869, por antigos integrantes da Loja Maçônica Constância, sendo considerada a primeira Instituição do gênero a constituir-se formalmente com o objetivo de lutar pela abolição da escravatura, precedendo o surgimento de outras organizações anti-escravagistas brasileiras. Além dessa finalidade a nova Loja também tinha como ideal a luta pela educação dos antigos trabalhadores e da nascente classe operária de Sorocaba, pois nessa época já funcionavam as fábricas de chapéu e de mantas, precursoras da industria têxtil na cidade.

Pelo que se depreende da leitura da obra de José Aleixo Irmão, alguns maçons não estavam satisfeitos como participantes da Loja Constância, por isso resolveram fundar um novo espaço maçônico em Sorocaba. Eram advogados, comerciantes e funcionários públicos que tinham atitudes espirituais e políticas que os identificava com os liberais, principalmente os liberais radicais. (IRMÃO, 1999, p.33,35)



A PARTICIPAÇÃO DA LOJA PIII NA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM SOROCABA



Durante a segunda metade do século XIX, a questão da educação foi muito discutida pelos maçons brasileiros. Cientes dos problemas relativos à fragilidade do sistema educacional e do fato de que pequena parcela da sociedade tinha acesso a esse sistema, a maçonaria procurou soluções práticas para a questão, buscando modificar essa realidade. Na visão da maçonaria, a sociedade brasileira dessa época deveria entrar definitivamente na modernidade. Defendia-se o progresso econômico e social do Brasil acompanhado de um ensino de qualidade, laico e em condições de servir a maioria da população. As escolas maçônicas eram criadas principalmente para alfabetizar os adultos pobres, de acordo com a idéia de “educar para libertar”, lema da maçonaria.

Esse também era o ideal de alguns maçons de Sorocaba, que se desligaram da Loja Maçônica “Constância” e criaram a Loja Maçônica “Perseverança III”. A primeira sessão da nova loja maçônica ocorreu em 31 de julho de 1869, sendo resolvido que as sessões se realizariam aos domingos. Essa reunião marcou o inicio das atividades da loja Perseverança III, e já na sessão de 07 de agosto de 1869, apresentou-se a preposição para que fossem criadas escolas noturnas, que seriam mantidas pela Loja, oferecendo o ensino gratuito das primeiras letras à adultos e menores. Com essa preposição, os integrantes da Loja tinham por objetivo aplicar o binômio “Libertação” e “Educação” que foi definido pelos fundadores como “o mais justo e nobre desideratum sobre o qual assentaremos as bases da nova loja” (IRMÃO, 1999, p.48).

A Loja Maçônica Perseverança III foi à primeira organização maçônica, e a primeira sociedade civil a constituir-se, em Sorocaba, especificamente com o objetivo de trabalhar pela abolição da escravatura e pela educação, tanto dos antigos trabalhadores quanto da nascente classe operaria Sorocabana.

Após a vitória da causa abolicionista a loja continuou atuando na educação popular, mantendo a Escola Noturna. Essa iniciativa da Loja Perseverança III foi a pioneira no ensino primário particular gratuito e noturno, para sorocabanos analfabetos que trabalhavam no período diurno, iniciou suas atividades em 07 de setembro de 1869, a principio com três salas, mas acabou sendo fechada em 1870. Nesse período em que a maçonaria manteve a escola fechada, outras Instituições, como, por exemplo, o “Clube Literário” e a Associação “Luz e Liberdade” assumiram as aulas noturnas, usando para isso o prédio da Loja Maçônica Perseverança III e contando com o apoio da mesma. A Loja assumiu novamente à administração das aulas em 1896, permanecendo em atividade continua até 1950, quando os maçons da Perseverança III entenderam que o governo já havia assumido, efetivamente, a educação de adultos.

A Loja Maçônica Perseverança III também participou de outras frentes de educação escolar, assumindo, por exemplo, o Liceu Sorocabano que havia sido criando pela Municipalidade em 1887, com a nomeação do Dr. Antônio José Ferreira Braga. Esse Liceu Municipal permaneceu aberto por um curto período, sendo que a maçonaria resolveu se responsabilizar pela reabertura das aulas, tendo as despesas custeadas pela Loja Perseverança III. Na sessão do dia 09 de maio de 1991, foi apresentada pelo Orador da Loja Maçônica Perseverança III, a proposta de reabertura do Liceu de Instrução que “em tempo era sustentado pela Câmara Municipal, ficando o mesmo por conta da Loja, e ao mesmo tempo oferecia-se como professor, gratuitamente. Aprovada a sugestão, podendo o irmão Orador reabrir as aulas, no tempo que lhe conviesse”. Nesse sentido o jornal “O 15 de Novembro”, do dia 26 de maio de 1991, publica o seguinte: “Nota – Liceu Sorocabano. Esse estabelecimento de curso secundário, mantido pela municipalidade durante certo período, encerrou suas atividades. A Perseverança III, fiel ao fim a que foi criada, resolveu reabrí-lo por sua conta”.

As aulas do Liceu Sorocabano, sob o comando da Loja Maçônica Perseverança III, foram iniciadas no dia 15 de julho de 1901. Aleixo Irmão comenta que os professores eram maçons da Loja Perseverança III e lecionavam gratuitamente, sendo que a escola funcionava nas instalações das Escolas Noturnas, no período diurno, sem nenhuma ajuda oficial, “contando apenas com o idealismo daqueles homens, sob o comando de Artur Gomes”. (p.194). Essa iniciativa permaneceu por três anos, pois na sessão do dia 12 de fevereiro de 1904, o Venerável comunica o fechamento do Liceu, conforme explica: “por falta de alunos o Lyceo deixará de funcionar; havendo grande número de pedidos para a Aula Noturna, e não havendo espaço, com a extinção do Lyceo de acordo com o professor, a Aula Noturna passará esta para a sala do Lyceo”. (IRMÃO, 1994, vol. II, p.214).

A loja Perseverança III participou, ainda, das campanhas visando trazer para Sorocaba o ensino médio, sendo que isso só veio ocorrer em 1929, com a oficialização do ginásio municipal, precursor da rede publica de ensino médio. O Instituto de Educação “Dr. Julio Prestes de Albuquerque” foi instalado no edifício da Loja Maçônica Perseverança III, em 13 de janeiro de 1928, pelo Dr. João Machado de Araújo e Prof. João Ferreira da Silva e Antônio Funes, um ano depois, sendo então Prefeito Municipal o Dr. Machado de Araújo, mudou o Ginásio Sorocabano para a Rua Dr. Álvaro Soares, com a denominação de Ginásio Municipal de Sorocaba.





CONSIDERAÇÃO FINAL



A existência do Colégio Politécnico de Sorocaba, instituição de ensino que esta ligado diretamente à FUA – Fundação Ubaldino do Amaral, instituída pela Loja Maçônica Perseverança III, me instigou a conhecer os fatos sociais que levaram a essa iniciativa. Recordando Darnton , que chamado para escrever sobre o bicentenário da Revolução Francesa disse que “Era uma oportunidade de explorar as tendências ocultas dos acontecimentos, a maneira como a história não se deixa confinar no passado e vem até o presente, empurrando e impelindo coisas que parecem imobilizadas num estreito quadro temporal”. (DARNTON, 1995, p.14). Dessa forma, me interessei em conhecer o processo histórico que estava na gênese da participação da Loja Maçônica Perseverança III na educação escolar em Sorocaba.

O meu interesse como pesquisador não foi apenas transcrever as atuações dos maçons da Perseverança III na educação escolar, mas sim descrever essas ações dentro de ação social, que contava com a participação de outros agentes, em uma relação, muitas vezes conflituosas. Pois concordava com Déa Fenelon que entende que a proposta do historiador não deve ser “um estudo paralelo do social, do cultural, do econômico, do político, mas sim um estudo que leve em conta todas essas dimensões, sem compartimentação nem subordinação ao econômico”.

Buscando contextualizar a ação dos maçons em Sorocaba, dentro de uma atuação histórica da maçonaria, pesquisei os primórdios da organização desde a Idade Média, quando ela ainda era uma Corporação de Oficio, as dos Pedreiros Livres, procurando demonstrar que desde os seus primórdios a educação e a profissionalização já faziam parte dos ideais maçônicos. Esse mesmo entendimento é aplicável ao estudarmos os motivos que levou a um grupo de maçons republicanos da Sorocaba do final do século XIX, a se desligarem da Loja Constancia para em fundarem outra, a Perseverança III, tendo como meta a aplicação do binômio “libertação e educação”, sendo que esse ideal foi colocado em prática na primeira sessão da recém fundada Loja, quando foi apresentada a proposta de se criar aulas noturnas para o ensino das primeiras letras.

Apesar da participação da Loja Maçônica Perseverança III, na educação escolar, se estender até os dias atuais, a dissertação se concentrou nas ações da Escola Noturna, até 1930. O motivo dessa limitação temporal foi pela intenção de se contextualizar a ação da Loja com os fatos sociais e políticos que ocorreram no período estudado. Porém, tendo consciência de que muita pesquisa precisa ser feita para que o assunto seja melhor compreendido.

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UNIVERSIDAD 2010


“LA UNIVERSIDAD POR UN MUNDO MEJOR”

7mo. CONGRESO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN SUPERIOR

8 al 12 de febrero de 2010

Palacio de las Convenciones de La Habana, Cuba



Ciudad de La Habana, 21 de julio de 2009.



Vanderlei da Silva

Universidade de Sorocaba



Estimado Profesor:



Nos complace comunicarle que después de ser analizado el resumen de su ponencia:

A PARTICIPAÇÃO DA LOJA PERSEVERANÇA III NA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM SOROCABA



por el jurado acreditado al efecto, el Comité Científico del 7mo. Congreso Internacional de Educación Superior “Universidad 2010” considera que la misma reúne las condiciones requeridas para ser presentada en el mismo.



En esta nueva versión del Congreso Internacional UNIVERSIDAD 2010 las sesiones de trabajo se organizan por Comisiones dedicadas a una temática, donde se privilegia la modalidad de Taller. Estos Talleres comienzan con una breve Conferencia Introductoria y después continúan con un debate donde los autores de los trabajos incluidos en el Programa, intervendrán con sus resultados, inquietudes e intereses de intercambio. Los Poster permitirán incorporar al Programa otra alternativa para una eficaz interacción entre ponentes y participantes. En el caso en que la temática particular lo exija se realizará la Presentación tradicional de Ponencias con una duración de 10 minutos por ponente, con un espacio final destinado al debate.



Nos sentiremos honrados de compartir con ustedes esos días de intercambio de experiencias, los que servirán además de marco, para reflexionar y compartir criterios en torno al eje central del evento: “La Universidad por un mundo mejor”, y abrir un espacio para la discusión sobre el trabajo universitario en nuestras instituciones.



Saludos cordiales,



Dr. Juan Francisco Vega Mederos

Secretario Ejecutivo

X Taller Internacional “La Educación Superior y sus Perspectivas”

UNIVERSIDAD 2010